Sábado, 02 de agosto de 2025
Foto :
Foto : Reprodução
Arte e Cultura / 21/07/2025
Autor

Da Redação / Com Assessoria

Do norte de MT às telas do Rio: ator estreia curta em festival

O ator mato-grossense Adriano Mendonça, natural de Nova Guarita e com trajetória artística iniciada em Sinop (a 479,5 km de Cuiabá), celebrou um importante marco em sua carreira ao realizar, no último domingo, 06 de julho, a pré-estreia do curta-metragem “Pancada Por Pancada” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. A sessão, que lotou a sala de cinema, integrou a programação do RIO LGBTQIA+ 2025 – 14º Festival Internacional de Cinema, um dos mais relevantes do país no campo da diversidade e representatividade no audiovisual.

Selecionado entre mais de 60 curtas brasileiros e exibido ao lado de produções de mais de 30 países, o filme é protagonizado e produzido por Mendonça, em parceria com a 7Produções – produtora independente fundada por ele ao lado dos atores Dani Costa e André Domingos. O roteiro e a direção são assinados por Ricardo França.

Com enredo intenso e sensível, “Pancada Por Pancada” acompanha a jornada de um pugilista peso-médio que, além de batalhar dentro do ringue, enfrenta conflitos internos provocados pela repressão à sua orientação sexual. A obra propõe um olhar provocador sobre masculinidade, identidade e resistência, temas que encontram forte eco nos debates contemporâneos sobre diversidade.

“A exibição confirma o potencial da nova geração de artistas brasileiros e destaca o compromisso com narrativas potentes, plurais e representativas”, disse o ator.

Produzido no Rio de Janeiro, o curta já acumula reconhecimentos importantes, como o prêmio de Melhor Ator de Drama no MT Queer, a seleção na 12ª Mostra de Teatro Marcelo Deny, e a indicação como finalista no All That Moves International Film Festival.

Com carreira iniciada em 2015 no grupo teatral Despertar de Talentos, em Sinop, Adriano Mendonça tem se consolidado no cenário do cinema nacional. Desde sua mudança para o Rio de Janeiro, em 2019, participou de nove curtas-metragens, protagonizou uma websérie, integrou o elenco da série “Impuros” (Disney+), além de atuar no longa “Pecadora”.
 

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.